California

San Francisco – California

– Tal como diz a canção – I Left My Heart In San Francisco, de Douglass Cross & George Cory, composta em 1954 – que vocês ouviram no final do post “Planejamento – California” – San Francisco encanta!

– San Francisco é conhecida por sua neblina fria de verão ou “fog”, devido a combinação do calor do solo californiano e do frio do Oceano Pacífico, principalmente no verão; por suas colinas íngremes (a cidade foi construída no meio de inúmeras montanhas e colinas); por uma eclética mistura de arquitetura e marcos históricos famosos, como a Golden Gate Bridge; pelo distrito de Chinatown; pela Ilha de Alcatraz e pelos famosos Cable Cars – estes são um marco histórico de San Francisco, pois transportam pessoas desde o final do século XIX. Há três linhas – a Powell-Hyde, a Powell-Mason e a California Street Line e são  puxados por cabos subterrâneos – um sistema único no mundo.

– É uma cidade mágica, onde a música está misturada com o ar que respiramos! Possui uma orla deslumbrante, e definitivamente, é uma cidade com excelente qualidade de vida!

– O clima de San Francisco é muito influenciado pelas correntes frias do Oceano Pacífico. O tempo na cidade é ameno o ano inteiro, ou seja, é caracterizado por verões relativamente quentes e invernos relativamente frios.

– Dentro do nosso roteiro, curtimos San Francisco em dois dias e meio, e é claro que não vimos tudo, porém, fizemos o roteiro turístico principal da cidade.

– Vou descrever nosso roteiro e dar outras dicas legais para aqueles que puderem ficar mais tempo!

Dia 1 – No mesmo dia em que chegamos, andamos pela cidade, para conhecermos o Ferry Building Market Place (mercado municipal) de onde avistamos a Bay Bridge que liga Oakland até San Francisco. O dia estava ensolarado, mais um pouco frio – diria agradável!

Sempre em nossas viagens tentamos conhecer pelo menos um mercado local. Eles têm a missão de nos mostrar muitos dos aspectos culturais da cidade onde estão instalados. E é geralmente neste tipo de lugar, que encontramos os melhores produtos locais e sendo o Estado da Califórnia um dos maiores produtores de hortifruti e granjeiros dos EUA, uma visita à um mercado local era algo que prometia!!!

O Ferry Building Market Place é composto por uma grande variedade de lojas, onde encontramos desde queijos e frios; frutas e verduras (pareciam que tinham sido colhidas na hora), até açougues, lojas de frutos do mar – tudo com qualidade! E também encontramos ótimos restaurantes e cafés – um verdadeiro centro gastronômico! E San Francisco é considerada uma das cidades que possui a melhor gastronomia dos Estados Unidos.

IMG_9286

IMG_9287

Tão logo percebemos, já estávamos em Fisherman’s Wharf, e o lugar estava repleto de gaivotas e barcos pesqueiros! À beira da Baía de San Francisco, essa área de lazer une bons restaurantes, um aquário incrível, passeios de barcos, shows ao ar livre e uma belíssima vista para a baía. O lugar é muito agradável!

Paramos para curtir a maior atração – os leões marinhos, no Píer 39. A presença dos simpáticos animais que ocupam o deck, é sem sombra de dúvida, um dos principais motivos de sucesso do píer entre os turistas. O mais legal é parar por algum tempo e observar as brigas e situações engraçadas que acontecem muitas vezes por causa da falta de espaço. Um empurra o outro, que cai dentro da água, que volta pulando em cima dos outros e sai esbravejando para todos os lados.

IMG_0957

IMG_0958

IMG_0959

IMG_0956

IMG_9385

IMG_9383

IMG_9297

IMG_0960

IMG_0961

IMG_0962

IMG_9322

IMG_9304

IMG_9305

IMG_9308

IMG_9365

IMG_9366

Do Píer 39, dá para ver a famosa ilha de Alcatraz, que até 1963 funcionou como um presídio federal de segurança máxima. Infelizmente, como tínhamos pouco tempo, não tivemos a chance de fazer o passeio de barco pela baía e visitar o local.

IMG_9316

Vimos também, de longe, a imponente Golden Gate Bridge, que tivemos a chance de atravessar em nossa visita à  Sausalito.

IMG_9315

Outro lugar incrível é o Aquarium of the Bay, onde você passa por dentro de um túnel com tubarões, arraias, águas-vivas coloridas e outras centenas de moradores do fundo do mar. A cada curva você encontra uma nova criatura!

Para as crianças, a melhor parte do passeio está justamente em passar por dentro desse túnel transparente, sentindo a sensação de estar nadando com tubarões e arraias que passam sobre suas cabeças!

Durante o passeio, os visitantes tem a oportunidade de tocar em alguns animais, seguindo sempre as orientações dos funcionários – “put only your fingers”.

Além da diversão, o aquário tem como objetivo – chamar a atenção e conscientizar os frequentadores para a importância de preservar a Baía de San Francisco e sua população marinha.

Nesse dia provamos o famoso Clam Showder Bread Bowl (sopa de mariscos servida em um pão italiano) no Boudin Bakery & Cafe – muito bom! E também os chocolates deliciosos do Ghirardelli Square, antiga fábrica de chocolates, transformada num complexo de lojas, restaurantes e lógico, muito chocolate – de alto nível!!!

IMG_9329

IMG_9328

IMG_9330

IMG_9351

IMG_9343

IMG_9346IMG_9368

IMG_9361IMG_9360

IMG_9377

Dia 2 – Aproveitamos o dia para passear pelo Golden Gate Park! Visitamos e adoramos a California Academy of Science, além dos jardins lindíssimos do Japanese Tea Garden. Não tivemos tempo para ir ao De Young Museum, ficou para uma próxima vez!

IMG_9127

IMG_0848

IMG_0847

IMG_9138

IMG_0895

IMG_0843

IMG_0844

IMG_0851

IMG_9123

IMG_0838

O De Young Museum guarda um acervo com mais de 27 mil peças, entre elas esculturas, pinturas, mobiliários, gravuras, fotografias e arte em tecidos. Os trabalhos presentes no museu são originários especialmente das Américas, da África e da Oceania. Além do acervo permanente, recebe constantemente exposições itinerantes. (https://deyoung.famsf.org)

A California Academy of Sciences (Academia de Ciências da Califórnia) hospeda um dos maiores museus de história natural do mundo. Está situado no Golden Gate Park em San Francisco, California. O Steinhart Aquarium e o Morrison Planetarium fazem parte da California Academy of Sciences e são igualmente incríveis. (http://www.calacademy.org)

É um dos poucos institutos onde a exposição pública acontece junto com a pesquisa científica, além de ser um ícone da Arquitetura Sustentável – o complexo científico utilizou em sua construção as mais inovadoras tecnologias para que o edifício fosse sustentável.

IMG_9230

California Academy of Sciences – San Francisco

IMG_0852

IMG_9141

IMG_9140

IMG_0896

Logo na entrada, um amistoso esqueleto de tiranossauro rex recepciona os visitantes. É hora de entrar em um dos mais divertidos museus de San Francisco.

IMG_9143

IMG_0854

IMG_0858

A California Academy of Science convida você a experimentar e viver a ciência, de maneira fácil, atraente e divertida, conhecendo um pouco mais sobre o planeta e os seres que o habitam.

IMG_0865

IMG_0866

IMG_9149IMG_9146IMG_9158

IMG_9166

IMG_9160

IMG_9153IMG_9151

O passeio começa dentro de uma grande cúpula de vidro, os visitantes passeiam por ambientes que reproduzem várias florestas tropicais ao redor do mundo. Um “céu” de borboletas no teto, que podem pousar em você, e embaixo, peixes no aquário, que circulam a cúpula. O clima, a vegetação e até os animais criam um cenário que dão a real sensação de caminhar pela mata.

IMG_9144

IMG_9214IMG_9213IMG_9211

IMG_9156IMG_9155

IMG_9170IMG_9169IMG_9226

Alguns corredores são lotados de mamíferos que contam a história da evolução dos seres vivos, enquanto no subsolo reinam os habitantes do fundo do mar.

IMG_9200IMG_9199

IMG_9201IMG_9192

IMG_9194IMG_9187

IMG_9183

E para conhecermos mais da vida e do universo, assistimos a uma sessão fantástica na cúpula do planetário. As crianças não piscaram!!!

A exibição no planetário é uma demonstração visualmente espetacular, da forma como a computação vem transformando as ciências, fornecendo ferramentas tão importantes à pesquisa moderna, quanto o microscópio e o telescópio foram aos cientistas do passado.

O Japanese Tea Garden representa um pedacinho do Japão, guarda muitas referências à Terra do Sol Nascente, com portais de madeira, pontes circulares, lagos ornamentais, bonsais e vegetações típicas. A ponte em arco, a Moon Bridge, projeta um reflexo circular do lago. As crianças adoraram andar pelo labirinto de trilhas que serpenteiam através das árvores e flores japonesas – cuidadas com muito esmero! (http://japaneseteagardensf.com)

IMG_9234

No fim da tarde, passamos pela Lombard Street, que de tão íngreme ganhou algumas curvas (8) para que os carros pudessem descer sem derrapar, e acabou ficando famosa entre os turistas. É conhecida como “a rua mais sinuosa do mundo”.  Os carros só podem descer a ladeira à uma velocidade de 8 km/h, enquanto os pedestres usam a escada. Do alto da colina a vista é espetacular! As crianças desceram de carro e, em um outro momento desceram a pé!

IMG_0512IMG_0519

Dia 3 – Conforme foi combinado, acordamos e fomos direto para Toys Ur US, e como meu marido sempre diz – “trato é trato”.

IMG_9275

O programa em seguida era atravessar a Golden Gate Bridge e conhecer Sausalito, a primeira cidade após a ponte. Há um mirante logo à direita, no fim da ponte, Mirante do Parque Marin Headlands, de onde se vê a Golgen Gate Bridge guardando a entrada da Baía de San Francisco. Possui um amplo estacionamento, onde paramos o carro e tiramos algumas fotos.

A Golden Gate Bridge é realmente um dos mais belos cartões-postais da cidade. Inaugurada em 1937, a estrutura de aço e concreto tem quase três quilômetros de comprimento e dois de altura. Ela impressiona não só pelo tamanho, mas também pela beleza. Pode ser apreciada de diferentes pontos da cidade, sendo os mais importantes Fort Point, Vista Point e a região da marina – onde você consegue registrar as fotos mais lindas!

Você pode atravessar a ponte, a pé ou de bicicleta, e é um ótimo passeio – existem faixas exclusivas para bicicletas e para pedestres. O nevoeiro ou “fog” é bastante comum na região da ponte, e quando isso acontece, uma sirene emite um alerta para as embarcações.

IMG_9250

IMG_0920

IMG_9249IMG_9248

IMG_9254

IMG_9253

IMG_9252

Sausalito é uma cidade pequena e pode ser explorada a pé. É uma cidade muito charmosa e acolhedora, com suas casas suspensas e com uma das vistas mais lindas de San Francisco. Existem ótimos restaurantes, cafés e sorveterias! Então, compramos um sorvete e fomos apreciar a vista! Que delícia!!! Não preciso nem dizer que as crianças amaram! Outra opção para chegar em Sausalito é de ferry boat, o embarque é no Ferry Building, no final da Market St.

IMG_9255

IMG_9260

Sausalito – San Francisco

Sausalito - San Francisco

Sausalito – San Francisco

IMG_0917

Sausalito – San Francisco

IMG_0902

Sausalito – San Francisco

IMG_0903

Ferry Boat – Sausalito

IMG_0904

Ferry Boat – Sausalito

Depois de curtir essa aconchegante cidade, retornamos para San Francisco e atravessamos a Bay Bridge em direção à Berkeley. Além de conhecer a cidade, queríamos apresentar a Universidade de Berkeley para as crianças!

Berkeley é uma cidade localizada na costa leste da baía de São Francisco (East Bay) e muito conhecida por seus incríveis parques, paisagens naturais e por abrigar a Universidade de Berkeley. Todos os anos, a cidade recebe milhares de estudantes, dos quatro cantos do mundo, que vão para lá estudar e aproveitar a qualidade da vida local.

Passamos pela entrada principal da Universidade, e seguimos pelo que parecia a rua principal, sempre subindo! Observamos um campus, cuja área verde era enorme e notamos a presença de curiosos esquilos. Os estudantes estavam espalhados por toda parte!
Conhecemos tambem o Centro de Esportes – maravilhoso – coisa de primeiro mundo!

Existe uma visita guiada, promovida pelos próprios estudantes, que se orgulham em apresentar a Universidade para os turistas interessados em conhecê-la! É realmente linda!

IMG_9391

Universidade de Berkeley

IMG_9388

Universidade de Berkeley

IMG_9389

Universidade de Berkeley

IMG_9390

Universidade de Berkeley

Ao sairmos da área da Universidade descemos para Telegraph Avenue – a rua mais hippie de Berkeley e onde, muitos dos movimentos sociais e políticos da região, tiveram início.

– No retorno, aproveitamos para  passear um pouco mais, pela cidade de San Francisco.

IMG_9284IMG_9291IMG_9289IMG_9271

IMG_9274IMG_9266

A noite chegou, e junto com ela, o cansaço, então retornamos ao hotel. No dia seguinte, bem cedo, partimos para Monterey/Carmel.

Dicas extras

– Caso queira ficar hospedado no centro de San Francisco, deixe para pegar o carro no dia da partida, pois os estacionamentos na cidade são caríssimos e os hotéis, normalmente, cobram tarifas altas para estacionarem o carro.

– Se você vai ficar apenas em San Francisco, talvez, não precise de carro! Diferente de muitas outras cidades americanas, você pode explorá-la a pé ou de bicicleta, já que é uma cidade compacta.

– Mas fique tranquilo, os transportes públicos são de excelente qualidade! A dica é comprar um passe de uso ilimitado que deve estar de acordo com o período da sua permanência na cidade.

– O Cirque Du Soleil, recentemente, esteve em cartaz na cidade com o espetáculo  Kurios – Cabinet of Curiosities in San Francisco – estreou dia 14 de novembro 2014 e foi até 18 de janeiro de 2015
– Atualmente estão apenas em Las Vegas com vários espetáculos – (http://www.cirquedusoleil.com/en/home/shows/americas/usa/nevada/las-vegas.aspx)

– E abrirão nova temporada na Califórnia –  Varekai – dia 25 de fevereiro, em San Diego. Em 25 de março – em Fresno. Em 01 de abril em Bakersfield. Em 09 de abril – em Sacramento. E para finalizar, no dia 15 de abril estarão em Stockton.

– Coit Tower está localizada em uma das famosas ladeiras de San Francisco, a Telegraph Hill. É um dos melhores lugares para observar a cidade do alto e curtir um visual incrível! A torre começou a ser construída em 1929 quando a milionária Lillie Hitchcock Coit faleceu e deixou uma herança para a cidade, pedindo que o dinheiro fosse usado em algo que deixasse a cidade mais bonita. A torre acabou de ser construída em 1933.

IMG_0953

Coit Tower – San Francisco

– Para os apaixonados pelo mundo da Disney – o “The Walt Disney Family Museum” está localizado no Presidio Park, e é uma boa oportunidade para quem quer conhecer melhor a história da família do Mickey Mouse e seus amigos. E o melhor, o museu conta com galerias totalmente interativas.

– O Presidio Park hospeda ainda, o Palácio das Artes e o Exploratorium (museu em que o visitante pode interagir com as exposições). E também tem o Buena Vista Park, que fica localizado no bairro Haight-Ashbury, próximo a Alamo Square, e oferece excelentes vistas da Golden Gate Bridge.

– As “Painted Ladies” encontram-se na região da Alamo Square, e são seis casas vitorianas que sobreviveram a um incêndio que devastou a cidade. É um ponto turístico muito visitado e fotografado, sendo que algumas se tornaram famosas em filmes e programas de televisão.

–  Outro local que vale a visita é a região de Nappa Valley – o centro da indústria vinícola do norte da California.

– São muitas vinícolas, algumas fundadas no começo do século passado, que se espalham pelas encostas e pelo vale. A maior parte delas fica à beira do caminho, de lindas paisagens, conhecido por Silverado Trail e da CA 29, as duas principais vias da região, que percorrem todo o vale e passam pelas cidades de Yountville, Oakville, Rutherford, St Helena e Calistoga.

– Quem parte de São Francisco de carro deve seguir em direção a highway I-80 E e depois CA-29N.

– Normalmente as visitas são free, mais algumas cobram uma pequena taxa para degustação.

– Além dos vinhos de alta qualidade, a região (Wine Country) possui restaurantes com chefs renomados. Na maior parte das pequenas cidades a comida é muito boa com ingredientes de primeira qualidade.

– Yountville é uma cidadezinha linda, cheia de flores, tulipas, onde você pode andar nas ruas do centro, e comer em uma das boulangeries deliciosas que existem por lá!

– Oakville é uma outra cidadezinha perfeita para parar e quem sabe fazer um picnic!!! A Oakville Grocery vende sanduíches maravilhosos, cafés…

– O vinhedo V. Sattui é um dos vinhedos mais lindos! Possui construções antigas, muitas árvores, flores e um jardim fantástico, com mesas, onde você pode fazer um inesquecível picnic! Você também pode visitar os barris de vinho e fazer uma desgustação, e é claro, comprar vinhos!

– Se você não ouviu a música “I Left My Heart In San Francisco” – clique aqui – (http://m.youtube.com/watch?v=q1x8W29pDRw)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s