Bahia

Ilha da Pedra Furada e Cachoeira de Tremembé – Bahia

A Baía de Camamu (Península de Maraú) é a terceira maior baía do Brasil em volume de águas, depois das baías de Todos os Santos e de Guanabara. Abriga uma variedade de ilhas de todos os tamanhos, com praias lindas! Com ventos constantes e águas fundas e calmas, a Baía de Camamu oferece condições favoráveis para velejar e muitos pontos seguros para ancorar. O barco é o melhor meio de transporte para descobrir este paraíso ainda pouco explorado pelo turismo.

Nós fizemos dois passeios com a agência Princesinha Transporte e Turismo, e inclusive eu recomendo essa agência, nem pense em fazer passeios com outras – eles são super corretos, atenciosos, não ficam te apressando. São nota 10! (http://princesinhaturismo.com.br)

O primeiro passeio foi privativo, em uma lancha, e o comandante se chamava Marcos, um rapaz muito legal! Saímos de um lugar chamado Campinho, localizado a três quilômetros de Barra Grande – uma praia de águas calmas e muito parecida com uma vila de pescadores. Por ter águas muito profundas, o local chegou a ser cogitado para construção de um porto industrial, que acabou sendo transferido para Ilhéus.

Campinho – Península de Maraú – final de tarde

Campinho – Península de Maraú

Comandante Marcos – Princesinha Transporte e Turismo – Península de Maraú

DCIM149GOPRO

Nossa primeira parada – Ilha da Pedra Furada – uma ilha pequena e com praia de águas cristalinas! Formados pelos bancos de areias na época da maré baixa, os aquários naturais são ideais para mergulho. Seu nome tem origem em um tipo de molusco que fura as rochas. A ilha, segundo o guia, pertence à um médico e é cobrado R$5,00 por adulto para conhecê-la. Indiscutivelmente o lugar é muito bonito e para as crianças é uma super aventura, elas fazem trilhas, entram em grutas… Passeio imperdível!

Ilha da Pedra Furada

Em direção a Ilha da Pedra Furada…

Ilha da Pedra Furada – Península de Maraú

Ilha da Pedra Furada – Península de Maraú

Ilha da Pedra Furada

Quando saímos da Ilha da Pedra Furada, seguimos em direção à uma outra – Ilha Grande! É a maior ilha da baía e a mais povoada. Possui várias praias com águas calmas e transparentes. Na ponta norte da ilha, a Prainha oferece um cenário cinematográfico.

Ilha Grande

E depois…. seguimos para fazer a reserva do almoço no restaurante Rio do Goió que fica em uma casa palafitas no povoado da Ilha do Sapinho. O funcionário veio com o cardápio até a lancha e anotou os nossos pedidos. De frente para esse povoado, separado por um pequeno braço de mar, está a Ilha do Goió, cujas praias são lindas! A lancha nos atravessou e ficamos por uns 40 minutos curtindo aquela praia, então retornamos, era hora do almoço – as crianças estavam famintas! Isso foi muito interessante porque evitou que ficássemos mofando no restaurante, esperando a comida sair! Foi tudo no tempo certo!

Ilha do Goió

Restaurante do Goió – Ilha do Sapinho

Ilha do Sapinho

Após o almoço partimos para a Cachoeira da Ilha Veneza, muito conhecida como Cachoeira de Tremembé que, é na verdade o conjunto de várias cachoeiras que existe no povoado de Tremembé.

No caminho paramos novamente para um mergulho! Eram tantas praias, e cada uma mais bonita que a outra!

Chegamos finalmente na cachoeira, ela parecia surgir de dentro da Mata Atlântica, e sua água doce despencava diretamente na água salgada do mar, em uma queda d’água de 30 metros de largura por 5 metros de altura. O barco se posicionou bem perto da queda e nos proporcionou um banho refrescante! Depois a lancha nos deixou em um deck e fomos recebidos por um guia (nativo) que nos levou por uma trilha onde conhecemos o restaurante do Nilton e da Ada que, segundo o guia local, tem uma comida gostosa – o prato mais pedido é a moqueca de pitú. Seguindo pela trilha, chegamos em uma parte mas acima da queda da cachoeira – muita aventura para as crianças! Tomamos um banho refrescante e depois retornamos para lancha.

Em direção à Cachoeira de Tremembé…

Maraú – Em direção à Cachoeira de Tremembé…

Em direção a Cachoeira de Tremembé…

Cachoeira de Tremembé

Vilarejo – Cachoeira de Tremembé

Dendezeiro – Vilarejo – Cachoeira de Tremembé

Seringueiras – Cachoeira de Tremembé

Trilha – Cachoeira de Tremembé

Cachoeira de Tremembé

Antes do “The end” pedimos ao Marcos para nos levar até a Ponta do Mutá, ele prontamente acenou que sim, e lá fomos nós para o último mergulho no mais bonito pôr do sol da região!

– O segundo passeio foi à Ilha de Moreré e Ilha de Boipeba – destaques para o próximo post!