Grécia

Mykonos – Grécia

Como já mencionei anteriormente, no post de Santorini, você pode se deslocar entre as ilhas de ferry boat ou avião: depende da sua preferência e do tempo disponível, pois o trajeto de ferry boat é mais demorado. No caso do deslocamento entre as ilhas de Santorini e Mykonos o percurso dura aproximadamente 2h30. O bilhete do ferry pode ser comprado antecipadamente pela internet, pelo site da Hellenics Seaways, a maior operadora dos ferrys na Grécia. O trecho Santorini-Mykonos, por exemplo custa 77 dólares, na classe executiva – mais confortável!

* Uma observação importante é que o email de confirmação da compra dos bilhetes deve ser trocado pelo bilhete físico em uma das lojas Hellenic, próximo ao porto.

Já os vôos de Atenas para Mykonos, duram pouco mais de 35 minutos, a um custo de aproximadamente 80 euros, mas com frequências bastante restritas e um custo alto para despachar eventual excesso de bagagem. Já a viagem de ferry boat (Atenas-Mikonos) demora aproximadamente 6 horas, mas o valor gasto é muito menor do que o da passagem aérea, e com a vantagem de apreciar uma vista fantástica.

Um pouco da história de Mikonos: os primeiros habitantes de Mykonos foram os jônios no 9º século a.C, e o nome da ilha é justamente o nome do seu primeiro governante. Os venezianos conquistaram a ilha em 1207, permanecendo no local até que os turcos a invadiram na primeira metade do século 16. Mykonos foi libertada em 1830.

Mikonos 2

Mykonos – Grécia

A capital da ilha, chamada tanto de Chora quanto Mykonos Town, é onde estão situados o porto e a maior parte do comércio, hotéis e restaurantes. A grande atração é passear pelas ruas charmosas e estreitas e de casas brancas de design quadrado. É impossível não se apaixonar pelo charme local!!!

1366_1401483667_chora-naxos

Chora / Mykonos Town – Grecia

Diz a lenda que a ilha como um todo foi reduto de piratas no século 17. Mais precisamente, ela seria o local de residência das famílias destes, e que a confusão e a largura das ruas de Chora serviria para confundir os perseguidores destes. Hoje quem se perde por ali são os turistas.
Como literalmente tudo acontece em Chora, não recomendaria ficar fora do perímetro urbano, pois perde-se muito do charme e agito local.
Da mesma forma que a maioria das ilhas gregas, existem hotéis para todos os gostos e bolsos  – de pequenas pousadas a luxuosos resorts. Uma boa opção de hospedagem é o Alkyon – ótima localização, excelente serviço, transfer gratuito do porto para o hotel e vice-versa (item bastante importante até que você pegue seu carro, scooter ou quadricilo), quarto amplo e limpo e uma vista que fala por si mesma…

1

Alkyon – Mykonos – Grécia

Na ilha o transporte não é tão disponivel como em Santorini. Existem basicamente duas opções de transporte: ônibus ou alugar algo, tipo carro, scooter ou quadriciclo.

* Na ilha a oferta de táxis é pequena e os ônibus também são poucos e passam raramente. Então o que resta é alugar um carro ou quadriciclo ou caminhar! Caso escolha alugar um carro, dê preferência para carros pequenos, pois estacionar na cidade é uma missão para poucos, em alta temporada – ruas estreitas e com muito movimento.

Uma boa opção de locadora é a Ok Mykonos, com diárias de aproximadamente 30-40 euros para os quadriciclos.

Os famosos moinhos, cartão postal da ilha de Mykonos, compõem um cenário realmente muito bonito, e como venta muito na ilha, faz todo sentido ter os moinhos ali! Originalmente eram 16 moinhos, que foram construídos pelos venezianos no século XVI. Inicialmente eram utilizados para moer trigo e hoje apenas “decoram” a ilha, sendo que alguns abrigam museus, outros estão em estado de ruína.

Da área dos moinhos você tem uma linda visão do sol se pondo junto ao mar, dos praticantes de kitesurf colorindo as àguas e das varandas coloridas da Little Venice sobre o mar!

Mikonos 1

Mykonos – Grécia

Praias –> Particularmente recomendo fazer uma lista das praias mais interessantes e curtir uns dois ou três dias visitando-as – não existe praia ruim em Mykonos. Daí a importância de ter um meio de locomoção próprio.

Logo pela manhã as praias são mais tranquilas, algumas delas até desertas. Confesso que chegar cedo em uma praia e não encontrar ninguém é muito legal, dá uma sensação de exclusividade… Mas dura pouco!

A ilha de Mykonos é cercada por lindas praias, como a “Super Paradise”. Mas ao iniciar seu tour por essas maravilhas comece pela praia de Ornos. Essa é uma típica praia sem onda, tipo piscininha, mar claríssimo, estrutura de bares, barracas – ótima para crianças.

ornos

Ornos – Ilha de Mykonos – Grécia

Mykonos_538

Super Paradise beach – Ilha de Mykonos – Grécia

A próxima praia ficaria por conta da Agios Ioannis, que tem um estilo de portinho, pequenininha, com um píer que avança para o mar e ótima para dar uns mergulhos. Depois vem Kapari, com mais ondas e também muito bonita. Porém essas duas não possuem infraestrutura de bares e restaurantes, nem muito movimento de turistas.

agios

Agios Ioannis – Ilha de Mykonos – Grécia

Depois vem a vez da Platis Giallos, melhor ainda que Ornos – piscininha, movimentada, cheia de bares, restaurantes, hotéis. Ao lado dela, está também a famosa e badalada praia Psarou, reduto dos hotéis mais sofisticados. O visual da praia é sensacional!

Platis Giallos – Ilha de Mykonos – Grécia

mykonos-psarou

Psarou – Ilha de Mykonos – Grécia

Depois de Psarou, chega a Paradise. Nessa praia, o point é o Tropicana Club, onde duas moças ficam dançando em cima do balcão, para atrair clientes.

Quando o sol está quase se escondendo você chega a praia Paranga, que já tem um ambiente mais jovial devido a um pool bar no local.

paranga-mare

Paranga

* As praias possuem areia fofa e a maioria delas é do tipo grossa. A vantagem é que não gruda, mas precisa de chinelos para não queimar os pés. Salvo algumas exceções, não existem grandes serviços de praia e as melhores são isoladas de tudo, portanto, leve seu kit praia.

Um dos pontos mais pitorescos é a Little Venice ou Alefkándra, com suas casas de sacadas suspensas sob o mar – deslumbrante!!!

GR-mykonos-little-venice-2

Little Venice – Mykonos – Grécia

Little_Venice,_Mykonos

Little Venice – Mykonos – Grécia

Mas apesar do charme local, os restaurantes às margens da Little Venice não são lá essas coisas, até mesmo porque as mesas ficam espremidas entre as construções e o mar, o que pode ser um pouco desagradável.

Mykonos_Little_Venice

Little Venice – Mykonos – Grécia

IMG_4398

Little Venice – Mykonos – Grécia

–>Pessoalmente recomendaria um restaurante na praça que fica entre a Little Venice e os Windmills.

Já em Little Venice é possível avistar os Windmills ou Vonís (moinhos de vento), que são a marca registrada da ilha. E a partir deles tem-se uma boa vista da cidade e do porto de pescadores.

moinhos

Windmills ou Vonís – Mykonos – Grécia

IMG_4388

Windmills ou Vonís – Mykonos – Grécia

IMG_4390

Windmills ou Vonís – Mykonos – Grécia

Situado a aproximadamente à uns 8km de Chora, o vilarejo de Ano Mera, pode ser uma boa opção para uma parada em um de seus vários restaurantes ao redor da pequena praça central.

Aproveite também para visitar o charmoso mosteiro de Panagia Tourliani – mas lembre-se que para entrar é necessário que as mulheres cubram os ombros e as pernas até os joelhos.

–> Um restaurante legal para o jantar é o Passagio – comida muito boa!!!

-> Você pode estar se perguntando quantos dias passar em uma ilha destas? Depende muito da disposição de cada um e principalmente do ritmo pessoal. Tem gente que gosta de passar um tempo maior para descansar, conhecer profundamente o lugar, há outros que não conseguem ficar muito tempo em um lugar só. Então, antes de decidir, recomendo considerar as atrações locais e o seu ritmo de viajem. Considere que tudo é muito perto e fácil de ser visitado.

-> Embora existam mais de 2.000 ilhas na Grécia – sim, você leu certo –, apenas 100 delas são habitadas, e são ocupadas por um percentual equivalente a 10% da população da Grécia. As mais frequentadas pelos viajantes são as denominadas Cyclades. Ao todo elas são 56, mas apenas 24 são habitadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s