Despesas extras – USA

Em todas as viagens que são bem pesquisadas, programadas, você consegue fazer um levantamento de custos, ou seja, você consegue estimar os gastos diários com: hospedagem, alimentação e transporte. Você consegue incluir, de uma certa forma no planejamento, os custos com visitas a museus, parques, shows, serviço de guia… Obviamente em determinados lugares você gastará mais, e em outros menos! Um dia compensará o outro!

Porém, apesar de tudo isso, existem gastos que ficaram fora do planejamento e você não sabia que teria que gastar! Pode ser no upgrade de um carro alugado, pode ser com as taxas (impostos) sobre as compras, pode ser com um passeio interessante, que você descobriu no próprio lugar, enfim… inúmeros gastos extras!

Um dos erros clássicos de quem viaja para os USA é o conceito ou a falta dele sobre as gorjetas (tips). O relacionamento que os americanos tem com gorjetas é um pouquinho diferente do nosso. Nos Estados Unidos é muito comum dar gorjeta a maleteiros, garçons, taxistas, motoristas… Na verdade, nos USA, a diferença está que o salário  mínimo das pessoas que prestam esse tipo de serviço é mais baixo que os demais, por se saber da existência da gorjeta. Não é que a gorjeta seja obrigatória, mas esses trabalhadores contam com isso para que o seu salário fique coerente com os preços de mercado. Por esse motivo é muito comum dar um valor de gorjeta superior (a partir de 15%) ao que damos aqui no Brasil (10%).

Sabendo disso fica mais fácil você se programar e não ser pego de surpresa. Até porque alguns restaurantes, principalmente em locais turísticos, cobram obrigatoriamente a quantia de gorjeta – mandatory gratuity de 18% a 25%.

* Mesmo sem a obrigatoriedade, pela cortesia àqueles que nos atendem em outro país eu recomendo que você dê a gorjeta.

Descreverei abaixo o valor indicado pelos próprios americanos (Emily Post Guide to Tipping) e que, pela minha experiência em viagens, são valores justos, tanto para nós (clientes) quanto para eles (prestadores de serviço). Para saber mais, acesse – http://www.emilypost.com/out-and-about/tipping/89-general-tipping-guidelines

1) Maleteiros, manobristas, taxistas ou qualquer pessoa que manuseie malas: é recomendado de $ 1,00 a $ 2,00 USD/por volume carregado.

2) Camareiras: existe o costume nos Estados Unidos de deixar uma gorjeta diária, no quarto do hotel, antes de sair para curtir o dia. Isso é feito para prestigiar a camareira que está limpando o quarto naquele dia, e também na expectativa de um bom serviço. É costume deixar de $ 2,00 a $ 5,00 USD/dia.

3) Guardadores de casaco: se for o caso é recomendado deixar $ 1,00 USD/por casaco guardado na Chapelaria.

4) Concierge: caso tenha prestado serviços, como: reservas de restaurantes, ingressos para shows… é costume deixar de $ 5,00 a $ 10,00 USD de gorjeta.

5) Para garçons, bartenders, taxistas, profissionais de beleza (salão) e guias turísticos, a gorjeta deverá ser calculada como uma porcentagem do valor total da conta da seguinte forma:
– 10% se você não ficou totalmente satisfeito;
– 15% a 19% se o serviço estava bom: é o percentual mais utilizado;
– 20% se o serviço foi excelente;
– Acima de 20% se o serviço foi espetacular

Importante: a gorjeta deverá ser calculada sob o valor da conta, antes de incluir as taxas (impostos).
Outra coisa muito importante – se tiver mais de uma pessoa atendendo você, a gorjeta dada será repartida entre eles, então leve isso em consideração!

Dica: tem um aplicativo gratuito, o Globe Tipper, que já calcula a gorjeta (de acordo com o percentual que você escolher) e dá o valor total da conta – muito prático.

Fique atento: em alguns restaurantes a gorjeta é obrigatória (mandatory gratuity), logo ela já virá cobrada na conta!

Mais uma coisa, igualmente importante, é que o valor da gorjeta pode alterar de estado para estado e de acordo com o padrão do estabelecimento. Para alguns restaurantes, muito chiques, o valor da gorjeta pode chegar à 25%.

Se por um lado, para a nossa cultura, o gasto com gorjetas nos Estados Unidos é “exagerado”, por outro a gorjeta só deve ser dada se o atendimento for bom (diferente do Brasil, onde os 10% são quase obrigatórios, independente da qualidade do serviço). Portanto só dê gorjeta se tiver ficado satisfeito com o serviço!

Nota: Devemos sempre lembrar das pessoas que trabalham com gorjeta (tipped position), pois a mesma faz muita diferença no dia a dia delas. Por isso, quando estou nos Estados Unidos, sempre me lembro disso e tento dar àquela pessoa que está me servindo um dia mais feliz com uma gorjeta legal – claro que se fizerem por merecer!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s